ESCOLA DA COLUNA
QUAL A SUA POSTURA NO DIA A DIA?
Uma boa postura deve ser funcional: deve representar harmonia entre músculos, articulações e esqueleto a fim de proteger a coluna de lesões e deformidades que ocasionam desconforto, dor e fadiga.
Nesse sentido, a postura ideal é aquela em que a coluna fica em posição neutra, onde é possível manter as costas eretas, ombros e queixos paralelos ao chão e contrair sutilmente a musculatura abdominal.
Você apresenta alguma dificuldade para obter a postura ideal no dia a dia? Utiliza o colchão e o travesseiro corretos no momento de dormir? Preocupa-se com a forma que se abaixa, levanta, senta e carrega bolsas e mochilas?
Saiba que a boa saúde da coluna depende muito das atitudes posturais adotadas pelas pessoas cotidianamente, sejam em atividades relacionadas ao trabalho, na realização de tarefas domésticas, uso de computadores, dentre outras situações corriqueiras.
No entanto, para conseguir obter uma postura adequada é fundamental ficar atento aos cuidados necessários para prevenir lesões e dores que podem levar a perda ou diminuição da qualidade de vida.
Afinal, problemas na coluna vertebral podem evoluir para quadros mais graves e por isso devem ser diagnosticados precocemente e tratados sempre que necessário por um profissional qualificado.
E ninguém melhor para fazer reajustes na coluna, amenizar dores e diminuir a restrições de movimento do que um Quiropraxista.
A POSIÇÃO IDEAL PARA DORMIR
Cuidar da posição de dormir é essencial para acordar bem disposto e preparado para enfrentar a carga de trabalho e desempenhar tarefas habituais do cotidiano.
Isso porque, no momento do sono, a nossa coluna tem a capacidade de se regenerar de toda a exposição que sofreu ao longo do dia.
Ela trabalha no sentido de absorver todos os nutrientes fundamentais (especialmente o oxigênio) para manter-se em pleno funcionamento no dia seguinte.
Sendo assim, a melhor posição para dormir é a lateral:
– De lado, mantendo as pernas flexionadas e de preferência com um travesseiro entre as pernas, com o queixo sempre elevado e a coluna reta.
Essa posição é ideal para proporcionar um maior relaxamento da pelve e da coluna vertebral em toda a sua extensão.
O COLCHÃO CORRETO
Escolher bem o colchão para dormir é importantíssimo, afinal passamos o equivalente a um terço de nossas vidas dormindo e, para qualidade do sono, o correto posicionamento da coluna, um colchão de qualidade faz toda a diferença.
Estudos científicos comprovaram que o colchão mais adequado para dormir precisa ser:
– Rígido e possuir densidade superior a 45;
– Deve seguir o alinhamento natural da coluna vertebral;
– Tem que garantir a distribuição da pressão pelo corpo de maneira totalmente uniforme.
Um bom colchão ergonômico que promove uma excelente postura ao dormir costuma relaxar os músculos e fornecer uma noite de sono agradável e muito mais saudável.
O TRAVESSEIRO CORRETO
Um travesseiro ruim pode ser responsável pelo adormecimento de braços e mãos, dores de cabeça, no pescoço, no ombro, insônia e até mesmo dores na coluna cervical.
Portanto, para evitar esse tipo de problema é preciso:
– Escolher um travesseiro que crie um encaixe entre o pescoço, na distância ideal do ombro a cabeça, permitindo a distribuição do peso e o perfeito alinhamento da coluna.
USO DO COMPUTADOR
O uso do computador é um dos principais fatores que desencadeiam problemas na coluna cervical, superando inclusive a incidência de problemas lombares.
Por isso, é necessário ter muito cuidado com a postura no momento de utilizar o computador, seja em casa, no trabalho ou em qualquer outro ambiente.
O ideal é:
– Manter o monitor aproximadamente a 70 cm de distância ao nível dos olhos e do rosto;
– Utilizar uma cadeira que possua encosto e braços para apoiar tanto a região lombar quantos os antebraços, procurando sempre manter as mãos e os punhos retos e alinhados ao teclado;
– Além disso, os joelhos e quadris devem fazer uma flexão de 90º e os pés devem ficar totalmente apoiados no chão ou em um apoio devidamente ajustado.
LEVANTAMENTO DE PESO
Para manter uma postura correta ao levantar objetos pesados, o recomendável é:
– Manter as costas retas, com os joelhos dobrados, braços próximos ao corpo, impulsionando o corpo sempre para cima;
– Evitar dobrar o corpo para pegar algo no chão que seja extremamente pesado, pedindo ajuda sempre que necessário.
CARREGANDO BOLSAS E MOCHILAS
Carregar bolsas e mochilas é muito comum, pessoas de todas as idades fazem isso todos os dias, mas poucos realmente se importam com as possíveis consequências de um simples hábito que parece inofensivo a saúde.
Para evitar dores musculares, nas articulações e lesões na coluna cervical, é possível tomar as seguintes precauções:
– Equilibrar o peso. O ideal é que não ultrapasse 10% do peso corporal (para mochila) e 2 kg (para bolsa);
– Utilizar sempre as duas alças para evitar sobrecarga em apenas um ombro. Reajuste-as de acordo com o volume e peso a ser carregado;
– Priorizar a utilização de bolsas longas e ajustáveis, cruzando-as pelo ombro em direção a cintura.
COMO EVITAR LESÕES NO TRABALHO
O uso diário do salto alto pode causar problemas articulares e musculares.
O salto alto altera o centro de gravidade da Coluna e faz com que o organismo compense essa mudança, danificando o funcionamento das curvaturas normais da coluna, que é um dos princípios básicos para se ter uma Coluna Vertebral saudável.
Um sintoma muito frequente para as mulheres é sentir dor na panturrilha nos momentos quando não estão usando salto. Isso representa sintomas do uso excessivo que causam encurtamentos de músculos e tendões.
Além disso, o jeito como você caminha faz diferença.
O correto é apoiar no chão primeiro o calcanhar, depois a borda e, por último, os dedos, e não o contrário. Se você não souber andar de salto, pratique um pouco em casa para evitar lesões.
Antes de sair e depois de chegar, faça exercícios e alongamentos.
Primeiro, sentada e com uma das pernas esticadas, alongue o pé, empurrando a ponta para baixo.
Depois flexione-o, empurrando o calcanhar para fora e a ponta para cima.
Em seguida, rotacione o pé no sentido horário e anti-horário.
Por último, apoie a perna sobre a outra e, com as mãos, dobre e estique as pontas do pé.
Repita o procedimento na outra perna e, ao final, apoie as pernas em uma superfície mais alta para que fiquem elevadas e facilitem o retorno venoso.
Quando a dor estiver muito aguda durante o uso, procure jogar um pouco de água gelada para aliviar a dor e o inchaço. Se for possível, mantenha as pernas elevadas por alguns minutos.
Adesivos de silicone também ajudam a reduzir a dor, pois absorvem o impacto do peso na planta do pé.
COMO EVITAR LESÕES EM CASA
Serviços domésticos demandam muito esforço e energia, causam fadiga muscular e são as principais causas de problemas nas articulações.
Mas mantendo uma postura adequada é possível prevenir lesões na coluna e realizar tarefas em casa com tranquilidade. Para isso, é preciso seguir algumas instruções:
– Ao lavar roupas ou louças: procure manter a coluna sempre reta e utilizar um banco de apoio para um dos pés;
– Estendendo as roupas no varal: posicione o varal numa altura compatível com a sua, acessível aos seus braços, de modo que o movimento das mãos não ultrapasse a altura dos ombros;
– Ao varrer debaixo dos móveis: fique agachado ou utilize um banco bem baixo para sentar, mantendo a contração dos músculos abdominais;
– Ao varrer a casa: se certifique se o cabo da vassoura corresponde com a sua altura e jamais incline o seu corpo para frente. Realize os movimentos com o corpo todo, evitando os movimentos rotacionais da coluna;
– Ao preparar alimentos: procure manter os músculos abdominais contraídos e a coluna ereta. Sempre que possível, utilize um pequeno banco para apoiar os pés;
– Arrumando as gavetas: sente-se em um banco ou cadeira para proteger a coluna e mantê-la alinhada. Jamais curve o tronco para frente. A sua coluna agradece!
O Quiropraxista pode ajudar a prevenir, diagnosticar e tratar distúrbios dos ligamentos, ossos, tendões, músculos, articulações, nervos, com um olhar refinado sobre o grande pilar de sustentação do nosso corpo: a coluna vertebral.
Faça uma avaliação com um Quiropraxista e fique em dia com a sua saúde!