O QUE É QUIROPRAXIA
SOBRE A QUIROPRAXIA
A Quiropraxia é uma prática reconhecida pela Organização Mundial da Saúde que tem como objetivo tratar a sua coluna, dando bem estar e conforto.
Sua origem vem dos Estados Unidos quando, em 1895, BJ Palmer começou seus estudos após a manipulação em um paciente; ao passar dos anos, seu filho, Daniel David Palmer deu continuidade ao trabalho desenvolvido pelo pai e criou cursos e faculdades de Quiropraxia, para passar o conhecimento adiante.
A partir de então, a técnica recém batizada de Quiropraxia (do grego, prática com as mãos) começou a se desenvolver e ganhou notoriedade em países como o Canadá, Reino Unido, Austrália, Colômbia, Peru e Argentina, alcançando estudiosos de todos os lugares do mundo.
No Brasil, a Quiropraxia está alcançando cada vez mais adeptos, tendo inclusive faculdades específicas com graduações pertencentes à área da saúde.
São milhões de pessoas beneficiadas por essa técnica, que tem como objetivo tratar a causa da dor, evitando assim o uso de medicamentos e deixando o sistema nervoso trabalhando inteiramente da forma correta, sem nenhuma interferência e trazendo equilíbrio para o corpo, a famosa homeostase.
COMO FUNCIONA O TRATAMENTO DE QUIROPRAXIA
O foco principal da Quiropraxia é manter seu sistema nervoso trabalhando 100%, identificando e corrigindo complexos de Subluxação Vertebral, que são geradas por problemas físicos, clínicos e emocionais, corrigindo e melhorando suas dores e potencializando seu sistema nervoso.
Para isso, em um primeiro momento o quiropraxista realiza a anamnese, uma avaliação para conhecer a história clínica do paciente e, com testes ortopédicos, musculares e sensitivos consegue confirmar o diagnóstico e planejar um tratamento ideal para a patologia apresentada.
A partir dos resultados dos testes, é feito um planejamento do tratamento, que é dividido em três etapas:
Num primeiro momento, o foco está na retirada do processo inflamatório que está atingindo o paciente e causa a dor aguda.
Em seguida, o Quiropraxista parte para a estabilização das articulações que foram afetadas pela crise.
Por último, e muito importante nesse processo, é necessário realizar a manutenção, que deve ser constante, mesmo que em intervalos maiores de tempo, para que o corpo do paciente acostume-se a uma postura correta e novas crises sejam prevenidas e evitadas.
É indispensável que o tratamento continue mesmo após o término da dor, para garantir uma correta manutenção da saúde da biomecânica corporal e prevenir novas dores ou lesões, pois a dor é apenas um sinal de que algo errado está acontecendo em seu corpo. Por isso, é altamente aconselhado realizar uma manutenção do equilíbrio adquirido, para prevenir futuras subluxações.
É importante frisar que a Quiropraxia não utiliza nenhum método cirúrgico nem medicamentoso, sendo um tratamento natural que consegue, ao longo das sessões e através do ajuste das articulações, trazer alívio ao paciente ao remover o Complexo de Subluxação Vertebral e reduzir tensões musculares.