Escoliose

Prevenção e tratamento da Escoliose

A quiropraxia tem se mostrado um importante instrumento de auxílio, prevenção e cura no tratamento de doenças ligadas, principalmente, à coluna vertebral.

O assunto de hoje é sobre a escoliose, uma das doenças mais comuns atualmente. A patologia funciona com um “desvio” na coluna vertebral, causado por uma inclinação lateral e rotação das vértebras, adquirindo um formato de “C” ou “S”. Ela é mais comum em fases de crescimento, como a infância e a adolescência, mas pode aparecer em qualquer idade. Algumas podem ser notadas pela observação visual da postura, mas em alguns casos isso não é perceptível, por isso é importante um acompanhamento desde sempre.

Tipos de Escoliose

Escoliose congênita: que está presente desde o nascimento, devido a uma anomalia. Muitas vezes é o resultado de má formação de parte da coluna vertebral e é, geralmente, o resultado de um lado de uma vértebra que não fecha totalmente, o que faz com que a coluna cresça torta.

Escoliose neuromuscular: é um resultado anormal dos músculos ou nervos, geralmente está presente em crianças que têm um sistema neurológico em desordem, frequentemente visto em pessoas com paralisia cerebral, espinha bífida ou distrofia muscular. Neste tipo de escoliose, a coluna vertebral geralmente assume uma longa curva em forma de C, devido ao peso do tronco que as crianças não são capazes de suportar, formando a curvatura.

Escoliose do adulto ou degenerativa: tipo de escoliose que se torna aparente em idades avançadas, ocorrendo geralmente quando a doença passou despercebida, ou não teve o correto tratamento na infância.

Escoliose idiopática: é o tipo mais comum, o termo que define esse tipo de escoliose “idiopática” é médico e significa “que ocorre sem causa conhecida”, ou seja, não se sabe porque o paciente desenvolveu a escoliose, pois não há uma causa específica identificável.

Escoliose funcional: está relacionada a vários fatores, principalmente vícios posturais, diferença entre os ossos ilíacos, desalinhamento pélvico, entre outros mais. Não há uma causa específica.

Como a quiropraxia ajuda no tratamento para escoliose?

A quiropraxia visa atuar preventivamente no combate e também no tratamento da patologia, que quanto mais cedo for feito, melhor serão os resultados. O tratamento com um quiropraxista exige uma abordagem única para cada paciente, por isso é importante o profissional analisar bastante todo o histórico da doença. As técnicas utilizadas pelo quiropraxista reajustam a coluna impedindo que a curvatura se acentue ainda mais, auxiliando na restauração do movimento das articulações a fim de evitar possíveis quadros tensionais e processos inflamatórios. O quiroprata tratará a função e não a forma, pois muitas vezes mexendo na função da vértebra, os casos já apresentam muita melhora, sendo assim, muito indicado para os pacientes!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima