Como aliviar e tratar a dor causada pelo Bruxismo? - QuiroArcas
Bruxismo

Como aliviar e tratar a dor causada pelo Bruxismo?

O Bruxismo, ato de apertar e ranger os dentes enquanto dorme, é um problema sério que atinge uma grande parte da população. Um dos maiores sintomas para quem sofre de bruxismo é, ao acordar, sentir fortes dores de cabeça ou sentir os músculos da mandíbula doloridos, dores na face e no pescoço.

As causas estão associadas a fatores emocionais, principalmente o estresse com sobrecarga de tarefas, problemas cotidianos ou qualquer situação que tire o conforto e cause estresse, aumentam a tensão emocional. O pior é que o resultado é sentido somente na manhã seguinte. E quando muito intenso, o bruxismo pode ocasionar em problemas sérios na gengiva e na articulação da mandíbula, apresentando “estralos”.

As dores causadas pelo bruxismo facilmente são confundidas com dores de cabeça crônica ou até enxaquecas. E geralmente o paciente não percebe que range os dentes até ser diagnosticado.

Como a quiropraxia pode ajudar?

Poucas pessoas sabem, mas a Quiropraxia também é uma aliada no tratamento do bruxismo e de disfunções na ATM (alteração da articulação que liga o maxilar à mandíbula). Sendo a ATM uma das articulações mais complexas do nosso corpo, utilizada para realizar as tarefas de mastigação e fala, ela depende de vários fatores para funcionar corretamente e um deles é a postura da cabeça/pescoço e coluna.

A quiropraxia ajuda e reposiciona o disco articular da ATM através de técnicas e manobras articulares e além disso, libera os músculos responsáveis pela mastigação (temporal, masseter, pterigoideo lateral, pterigoideo medial e ventre anterior do digástrico). Em casos mais avançados, o quiropraxista libera a musculatura interna da boca, utilizando luvas e técnicas especialistas.

As pessoas que sofrem muito com essa articulação, também é indicado que procurem um ortodontista, para fazer uma placa que ajuda no bruxismo.

Sendo assim, todo nosso corpo deve estar devidamente posicionado para que ela funcione perfeitamente. E para isso, visitas periódicas ao quiropraxista são essenciais, não só para o tratamento, mas também para prevenção!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima