A maioria das pessoas que sofrem de dores de cabeça, para amenizar esse desconforto, já compram uma medicação como analgésico, que a curto prazo resolverá, porém quando o problema é crônico a medicação já não consegue ser tão eficiente.
Você sabia que, muitas vezes, a origem das dores de cabeça e enxaquecas pode ser estrutural? Mas fique tranquilo, pois com o tratamento adequado é possível reverter permanentemente essa condição.
Quando a coluna vertebral está em má-posição devido a problemas de desenvolvimento, trauma, estresse repetitivo, má postura e outros incidentes, os nervos pressionam e causam tensão muscular no pescoço. Quando os nervos estão irritados ou comprimidos, enviam uma mensagem ao músculo das costas, pescoço e maxilar para apertar, desencadeando uma dor de cabeça aguda ou enxaqueca. Com o tempo, esse aperto pode desalinhar as vértebras, levando a dores mais persistentes.
Tipos de dores de cabeça:
Dor de cabeça de tensão: atinge 90% das pessoas esporadicamente e pode ser resultado de noites mal dormidas, estresse, preocupação, etc. Essa dor é difusa, no alto da cabeça e na testa. O consumo de cafeína e álcool também podem causar dor.
Cefaleia em salvas: é uma dor forte que atinge a região sobre o olho e é sentida em apenas um lado da cabeça, com duração entre 15 minutos e 1 hora. A dor passa, mas volta no dia seguinte. Algumas causas da cefaleia em salvas são o consumo de alimentos com muitos conservantes, excesso de álcool e cigarro, mudança de pressão no ar, aumento de temperatura e mais! Os olhos podem ficar lacrimejados e pode ocorrer corrimento nasal.
Enxaqueca: é uma dor que, geralmente, acomete um dos lados da cabeça e pode durar horas e até dias, dependendo do caso. Alguns pacientes de enxaqueca apresentam visão alterada e podem enxergar um pouco embaçado.
Problemas oculares: é caracterizada por uma dor chata em cima dos olhos e em frente, geralmente aparece após esforços visuais. As principais causas são as ametropias (hipermetropia e astigmatismo) não corrigidos com óculos ou lentes de contato.
Sinusite: a dor de cabeça aparece em quadros de sinusites agudas, que é a inflamação dos seios da face e geralmente a dor acontece na região onde os seios estão acometidos. Se a sinusite for no seio maxilar, por exemplo, a dor de cabeça vai aparecer na maçã do rosto, abaixo dos olhos, de um lado, ou dos dois lados. Junto com a dor na cabeça surgem outros sintomas como entupimento nasal, secreção e coriza.
Alimentos: os alimentos por si só não causam dores de cabeça, apenas podem desencadear o problema em pessoas predispostas, principalmente nas que sofrem de enxaqueca. O conteúdo e o tipo de gordura influenciam no surgimento dos sintomas assim como o teor de um aminoácido existente nos alimentos chamado tiramina.
Cefaleia X Enxaqueca
Cefaleia é um termo técnico para dor de cabeça, já a enxaqueca é um dos diversos tipos de cefaleia.
Cefaleia tensional: provoca dores fracas ou moderadas, que dão a sensação de cabeça pesada, pressionada ou apertada. A dor não causa outros sintomas e geralmente as atividades do dia a dia não são interrompidas. As principais causas podem ser: ansiedade, depressão e estresse.
Cefaleia em salvas: acontece com menos frequência e a dor é intensa, que geralmente aparece a noite, somente de um lado ou em torno dos olhos. Algumas pessoas podem ficar com os olhos avermelhados e lacrimejando, congestão nasal e a pálpebra caída para o lado que tem a dor, que pode ter duração de minutos ou horas.
Enxaqueca: uma dor de cabeça crônica, que geralmente começa com uma dor latejante em um dos lados da cabeça, que com o tempo vai intensificando. Além da dor, o indivíduo pode sentir fotofobia (aversão à luz) e fonofobia (aversão ao som). Em alguns casos a visão pode ficar turva ou ao enxergar pontos fortes de luz pode iniciar uma crise, podendo provocar náuseas e vômitos. Muitas vezes a enxaqueca é causada por alterações hormonais, fazer refeições fora do horário normal, excesso de café ou praticar muita atividade física, mas para algumas pessoas alguns tipos de alimentos podem causas crises, como chocolate, queijos, frutas cítricas, adoçante, alimentos muito gordurosos ou gelados.
Como a quiropraxia pode ajudar?
A quiropraxia auxiliará no tratamento utilizando técnicas específicas, como a mobilização e ajustes da coluna vertebral, exercícios de pescoço e também técnicas de correção da postura do pescoço. O quiripraxista potencializa o sistema nervoso do paciente, então automaticamente elimina essa causa.
Agende já sua consulta na QuiroArcas e saiba mais!
Até mais,
Dr. Gregory Arcas.