dor no ombro

Dor no Ombro

O ombro é uma das articulações mais complexas do corpo humano e também a que apresenta maior amplitude de movimento. O seu funcionamento correto e eficaz depende diretamente da integridade dos músculos, ossos, tendões e articulações, sendo fundamental para ações conjuntas do braço e antebraço, além dos mecanismos de equilíbrio do corpo.

A causa mais comum de dor no ombro é quando os tendões são acometidos inicialmente por uma inflamação, ficando inflamados ou danificados. E a dor, em geral, é o primeiro sintoma que aparece quando existe algum problema no ombro e pode ser consequência de alterações inflamatórias nos casos de lesão recente, ou de alterações degenerativas, ou trabalhos que exigem a utilização excessiva do ombro, como ocorre com atletas de alto nível, ou trabalhadores de linhas de produção.

O ombro é composto por 6 músculos, sendo:

Deltoide, responsável pela movimentação dos ombros, composto por 3 seções: deltoide anterior (na frente), inserido na clavícula e levanta o braço para frente (movimento de flexão do ombro), deltoide laterial (ao lado), inserido no acrômio, levantando o braço para fora ou para o lado e deltoide posterior, inserido na escápula e movimenta o braço para trás (extensão do ombro).

Supra-espinhal, trata-se de um músculo relativamente pequeno se comparado aos demais músculos do ombro, pertence à face superior dorsal da escápula. O músculo supra-espinhal é um dos 4 músculos do manguito rotador, sendo responsável por abduzir o braço no ombro.

Infraespinhal, consiste em um músculo grosso e triangular que ocupa a parte principal da fossa infraespinhal da escápula.

Redondo menor, consiste em um musculo alongado e estreito do manguito rotador. O redondo menor tem sua origem na margem lateral e superfície posterior adjacente da escápula direita ou esquerda. Esse músculo se insere no tubérculo maior do úmero e superfície posterior da cápsula articular que envolve a cavidade glenoide e a cabeça do úmero.

Redondo maior, também chamado de Teres maior, é um músculo espesso da extremidade superior, localizado na borda axilar da escápula.

Subescapular, que se trata de uma poderosa defesa da ligação frontal do ombro, evitando que a cabeça do úmero saia do lugar correspondente à sua articulação.

Principais doenças que afetam os ombros:

Artrite, bursite no ombro, tendinite no ombro, síndrome do ombro congelado (capsulite adesiva) e síndrome do impacto.

Principais doenças que afetam os ombros:

O quiropraxista possui técnicas que auxiliam o paciente no tratamento conservador das lesões do ombro, atuando no alinhamento da articulação e proporcionando as condições necessárias para a adaptação, regeneração e cicatrização da região. A dor persistente no ombro é um sinal importante para procurar um profissional qualificado, algumas lesões, quando identificadas precocemente, podem ter uma solução bem mais simples, a ponto de evitar até uma eventual cirurgia. E a quiropraxia faz diversos testes ortopédicos para identificar qual músculo está lesionado, ou se é a amplitude de movimento. O ideal é trazer o exame para a consulta, mas caso não seja possível, o profissional realiza testes ortopédicos a fim de identificar qual problema do paciente.

Agende já sua consulta na QuiroArcas e saiba mais!

Até mais,

Dr. Gregory Arcas.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima