A quiropraxia é uma área da saúde cuja formação é de nível superior. O curso possui uma duração de 4 a 5 anos, e a sua grade curricular envolve áreas em ciências biomédicas, métodos diagnósticos e prática clínica. No Brasil todos os cursos superiores de quiropraxia são reconhecidos pelo Ministérios da Educação e Cultura (MEC), que confere o título de Bacharel em Quiropraxia. A profissão é regularizada e está inscrita sob o CBO 2261-05 no Ministério do Trabalho.
Atualmente há três Universidades no Brasil que formam quiropraxistas, a Universidade Anhembi Morumbi em São Paulo, a Feevale em Novo Hamburgo/RS e a Uceff em Chapecó/SC. Essas universidades oferecem uma formação que segue os mesmos moldes preconizados para a formação de quiropraxista em todo o mundo, de acordo com as diretrizes da Organização Mundial da Saúde (OMS). Além disso, eles têm reconhecimento internacional pela WFC (Federação Mundial de Quiropraxia) e que possibilita o aprimoramento em quiropraxia em diversos cursos internacionais.
O profissional em quiropraxia realiza o diagnóstico, tratamento e prevenção de problemas do sistema neuro-músculo-esquelético, ou seja, das articulações, músculos, tendões, ossos, nervos e outras estruturas responsáveis pelo movimento do corpo, e os efeitos destas alterações sobre a saúde em geral.
No tratamento são utilizadas técnicas manuais que buscam ajustar o sistema articular para reduzir o risco de lesões e diminuir as dores. Durante o processo de tratamento são realizadas manobras para restabelecer a harmonia corporal do paciente, onde são aplicadas técnicas que envolvem especificidade, velocidade e muito foco do profissional.
Como Surgiu a Quiropraxia
A quiropraxia surgiu em 1895 nos Estados Unidos quando o pesquisador Daniel David Palmer começou a tratar pessoas através de manobras manuais, e desenvolvida pelo seu filho Bartlett Joshua Palmer. Em 1897 foi fundada a Palmer School of Chiropractic, a primeira escola de Quiropraxia no mundo, e atualmente é uma faculdade conhecida por Palmer Colegge e estabelecida nos Estados Unidos.
A quiropraxia hoje está entre as três maiores profissões na área da saúde, junto com a medicina e odontologia, na América do Norte e Europa. No Brasil, a quiropraxia começou a se desenvolver em 1992 com a criação da ABQ (Associação Brasileira de Quiropraxia), reconhecida e filiada pela WFC. A ABQ é uma entidade jurídixa de direito privado sem fins lucrativos, de caráter científico e cultural, de estudo, pesquisa e edução voltados para a Quiropraxia.
Área de atuação
O quiropraxista pode atuar em diversas áreas, sendo elas:
• Consultórios particulares;
• Clínicas multidisciplinares;
• Hospitais;
• Clubes desportivos;
• Academias.
O profissional também pode trabalhar em empresas com o objetivo de diminuir a sinistralidade delas.
A Quiro Arcas
Nossos profissionais são altamente qualificados, sendo o Dr. Gregory Arcas o quiropraxista à frente da clínica, foi graduado pela universidade Laurete International Universities (UAM), é membro titular da ABQ, e certificado em diversas modalidades terapêuticas em quiropraxia, tais como: Activator Methods Básico, Intermediário e Avançado; Toggle Recoil; SOT categoria I, II e III; Gonstead System of Chiropractic; Thompson ; Palpaçao Muscular Avançada; Logan; Cuidados com a Quiropraxia aos pacientes de Terceira Idade; curso de aplicação de bandagem terapêutica elástica – ensino Albert Einstein; O Guia da Quiropraxia para tratar pacientes Pediátricos; Nimmo & Trigger Points; A Abordagem da Neurologia Funcional e curso de Reabilitação Estrutural da Coluna Vertebral.
Conheça mais sobre nossos profissionais clicando aqui.
Ficou interessado em saber mais? Entre na página oficial da ABQ e descubra mais sobre a profissão.
Quer saber mais sobre Quiropraxia? Então veja o nosso blog.
Quer saber mais sobre a Quiro Arcas? Clique aqui e entenda o nosso procedimento.
Ficou com alguma dúvida? Entre em contato aqui ou através do nosso contato pelo Whatsapp (11) 97188-2710.
Agende já sua consulta na QuiroArcas e saiba mais!
Até mais,
Dr. Gregory Arcas.