Osteopatia e Quiropraxia - Semelhanças e Diferenças

Osteopatia e Quiropraxia

A Osteopatia e Quiropaxia são terapias alternativas realizadas por meio de técnicas manuais, sem utilização de medicamentos, intervenções cirúrgicas ou métodos que agridam o corpo humano. 

Diante de tantas similaridades, muitas pessoas acreditam que se trata da mesma terapia. No entanto, apesar de ambas serem utilizadas para cuidar de dores no corpo, articulações ou costas, elas têm suas particularidades.

A Osteopatia

A Osteopatia foi criada pelo médico estadunidense Andrew Taylor Still em 1874, ela é considerada como uma das práticas da medicina alternativa, e consiste na utilização de técnicas de mobilização e manipulação articular e de tecidos moles.

A medicina alternativa se baseia na crença de que todos os sistemas do corpo estão relacionados, ou seja, se ocorrer uma disfunção em um sistema, isso pode afetar os outros. Além disso, os osteopatas afirmam que a realização desses procedimentos ajudam o corpo a se curar sozinho.

Na prática, a osteopatia é um método de avaliação, diagnóstico e tratamento, que pode ser realizado por médicos e fisioterapeutas, visando restabelecer a função das viscerais. Ela é feita através da intervenção das mãos sobre os tecidos.

A Quiropraxia

A quiropraxia é uma área de atuação reconhecida pela OMS (Organização Mundial da Saúde), e que no Brasil, para alcançar o título de Quiropraxista, o profissional tem uma formação de 4 anos de curso superior, podendo também fazer pós graduações em outras técnicas quiropráticas.

O profissional em quiropraxia realiza o diagnóstico, tratamento e prevenção de problemas do sistema neuro-músculo-esquelético, ou seja, das articulações, músculos, tendões, ossos, nervos e outras estruturas responsáveis pelo movimento do corpo, e os efeitos destas alterações sobre a saúde em geral.

No tratamento são utilizadas técnicas manuais que buscam ajustar o sistema articular para reduzir o risco de lesões e diminuir as dores. Durante o processo de tratamento são realizadas manobras para restabelecer a harmonia corporal do paciente, onde são aplicadas técnicas que envolvem especificidade, velocidade e muito foco do profissional.

De forma geral, a Quiropraxia atua no diagnóstico e tratamento de condições do sistema musculoesquelético, principalmente da coluna vertebral, afetando o estado geral de saúde através do sistema nervoso. Mas ela não trabalha apenas na coluna, podendo atuar nas articulações em geral, como quadril, joelho, tornozelo, ombro, cotovelo e punho. Esta técnica ajuda também no tratamento de diversas patologias, tais como tendinites, bursites, artroses, lombalgias, hérnias de disco, escoliose, cifose, lordose, cefaleias, fibromialgia e muitas outras.

 Ela possibilita o tratamento de diversas condições associadas a complexos de subluxação vertebral, sendo uma técnica mais completa e abrangente, utilizada em diversos casos, promovendo correção de disfunções e alívio de sintomas.

Quais as Diferenças

Apesar de não parecer as duas áreas tem muitas diferenças, começando no tempo de formação do profissional, onde o da Quiropraxia é maior. Ambas realizam ajustes no corpo utilizando apenas a mão como ferramenta, mas o Osteopata trabalha muito mais na parte visceral, enquanto que na Quiropraxia a coluna vertebral é o principal objeto de estudo, uma vez que é considerada a causa fundamental dos incômodos.

Além disso o Quiropraxista busca diagnosticar o problema para então poder trabalhar nele, diferente da Osteopatia.

Os benefícios da Quiropraxia estão relacionados a entrega de qualidade de vida. Ela atua em diversas partes do corpo e em diversos sintomas. Dessa forma a Quiropraxia tem o objetivo de diagnosticar e corrigir as desordens do sistema neuro-músculo-esquelético, visando a melhora da comunicação do entre o cérebro e o corpo, melhora da postura e da mobilidade articular e muscular, e consequentemente a melhora das dores.

Quer saber mais sobre Quiropraxia? Então veja o nosso blog.

Quer saber mais sobre a Quiro Arcas? Clique aqui e entenda o nosso procedimento.

Ficou com alguma dúvida? Entre em contato aqui ou através do nosso contato pelo Whatsapp (11) 97188-2710.

Agende já sua consulta na QuiroArcas e saiba mais!

Até mais,

Dr. Gregory Arcas.

Rolar para cima