Bruxismo e Quiropraxia

O bruxismo pode ser definido como o ato de apertar ou ranger os dentes. Esta doença pode afetar todas as idades e estima-se que 15% das crianças apresentem este problema. Os principais sinais e sintomas do bruxismo compreendem o ato de ranger os dentes ou apertá-los, dores de cabeça, dores na nuca e pescoço. Um dos grandes problemas causados pelo bruxismo consiste no desgaste dos dentes, podendo resultar na quebra dos mesmos ou também em problemas gengivais e de sensibilidade.


Existem dois tipos de bruxismo, diurno e noturno. Como o próprio nome já evidencia, no bruxismo diurno a pessoa irá apertar os dentes durante o dia, e nesse caso não é algo totalmente involuntário, geralmente é apenas um hábito da pessoa. Já no bruxismo noturno esse ato de apertar ou ranger os dentes acontece de forma involuntária e geralmente é afetado pelo nível de estresse e ansiedade da pessoa. O bruxismo pode se desenvolver após o uso de medicamentos, alterações respiratórias (apnéia) e distúrbios neurológicos, estando fortemente associado à ansiedade, depressão e altos níveis de estresse do indivíduo. O bruxismo acontece devido a problemas na articulação responsável pelos movimentos da mandíbula, conhecida como articulação temporo mandibular (ATM).

Ela é composta por 2 ossos: ossos parietais (onde a mandíbula se apoia para realizar movimentos de abertura), e mandíbula (a parte da mandíbula que se conecta ao crânio se chama côndilo). Como você pode observar, esse osso está conectado aos dois lados da cabeça, em região próxima ao ouvido, por isso alguns pacientes também referem dor de ouvido. Além disso, o aparato responsável pela união dos ossos e movimento, compostos por um disco articular e os ligamentos também podem ser lesionados pelo bruxismo. Imagine que se a pessoa possui um côndilo mal posicionado a articulação não irá mexer de forma correta, e se a pessoa viver em um ambiente de estresse, muito provavelmente ela irá forçar a articulação, e forçar algo que já está mal posicionado tende a causar dor. 

 Sabendo disso, o quiropraxista irá realizar ajustes quiropráticos na ATM e também irá avaliar a musculatura da região, pois se necessário poderá fazer liberações miofasciais (dentro da boca), pterigóides laterais e mediais, e também liberações fora da boca como o masseter, digástrico, esternocleidomastóideo e bucinador.

Esse tratamento quiroprático apresenta melhores resultados que os tratamentos convencionais que consistem no uso da placa de resina acrílica rígida ou de silicone, além do uso de medicamentos anti-inflamatórios, relaxantes musculares e antidepressivos, pois estes irão tratar os problemas que surgem após o bruxismo, e não o bruxismo em si. A quiropraxia irá realizar os ajustes para que você não friccione os dentes, tratando a causa lá na ATM.

Quer saber mais sobre Quiropraxia? Então veja o nosso blog.

Quer saber mais sobre a Quiro Arcas? Clique aqui e entenda o nosso procedimento.

Ficou com alguma dúvida? Entre em contato aqui ou através do nosso contato pelo Whatsapp (11) 97188-2710.

Agende já sua consulta na QuiroArcas e saiba mais!

Até mais,

Dr. Gregory Arcas.

Rolar para cima