Fibromialgia e Quiropraxia. Como a Quiropraxia pode ajudar.

Fibromialgia e Quiropraxia

Você já ouviu falar ou foi diagnosticado com fibromialgia?

Para entender melhor sobre ela é necessário entender que ela geralmente se manifesta com sintomas de dor no corpo, referida como dor no “osso” ou dor na “carne”, e entender a relação de Fibromialgia e Quiropraxia pode auxiliar no tratamento dessas dores.

Classificada em 1990 pela Faculdade Americana de Reumatologia (American College of Rheumathology) e posteriormente, em 2010, atualizada pelo próprio ACR, trata-se de uma doença complexa, parte de um grupo de doenças sem diagnóstico preciso, que é caracterizada por dores generalizadas pelo corpo acompanhada, geralmente, por fadiga, problemas de memória e concentração e também distúrbios do sono.

Outra característica importante da doença é manifestação de hipersensibilidade na maioria dos 18 pontos sensíveis (tender points) do corpo onde ela aparece. Estes pontos normalmente surgem em tecidos moles próximos das articulações, criando regiões de dor constante.

 

Outras doenças que geralmente cursam com a fibromialgia são enxaqueca, depressão, falta de sono e cansaço extremo ao acordar.

Como é diagnosticada?

A maioria dos pacientes relata dores no corpo todo, enquanto a outra parcela, que os principais pontos de dor são os ombros, braços, coluna lombar, nádegas e coxas. O período de dor, conforme constatado pode ser contínuo ou com dor mais fortes pela manhã e mais fracas pela tarde ou vice e versa.

Entre os principais agravantes para essas dores estão o estresse físico e emocional, mudanças bruscas de temperatura, problemas de sono (que também é um sintoma da doença) e exercícios muito intensos. A Fibromialgia também causa maior atividade do sistema nervoso central nos pacientes em relação a pessoas sem a doença. Assim, portadores relatam aumento significativo da sensibilidade à dor.

Geralmente a fibromialgia é diagnosticada pelo clínico geral, que avalia pontos de hipersensibilidade a dor e também o relato do paciente. Outros exames laboratoriais e de imagem podem ser solicitados para descartar outras doenças.
Entenda melhor sobre a doença no nosso post “O que é Fibromialgia”.

Como a quiropraxia pode auxiliar?

A realização de movimentos e manipulação de articulações e músculos feita pelo quiropraxista pode aliviar muito as dores de quem tem fibromialgia, em especial os que sofrem com muita dor na região da coluna vertebral. O diferencial é que para a quiropraxia não é necessário utilização de medicamentos, que costumam agredir a saúde do paciente, sendo uma alternativa mais natural e menos agressiva que os tratamentos medicamentosos convencionais.

Além disso, a Quiropraxia é uma medicina complementar com enfoque na coluna vertebral e o efeito que a disfunção nesta estrutura pode causar à saúde, e essa região é a que mais sofre com a doença, assim esta técnica pode contribuir com o controle dos quadros de dores.

Sendo um dos caminhos possíveis para reduzir os efeitos da fibromialgia, o quiropraxista pode verificar os pontos de dor da doença, e através dos ajustes vertebrais ele consegue colocar seu corpo para funcionar 100% , utilizando técnicas alternativas, se houver necessidade, assim, o seu corpo alinhado, em homeostase (equilíbrio), começa uma melhora significativa dos sintomas.

A quiropraxia aumenta a qualidade de vida do portador da doença e permite uma grande resposta aos sintomas em relação aos que não participam de tratamento quiroprático. Além disso, é fundamental também que o paciente realize algum tratamento no campo emocional para controlar os níveis de ansiedade e estresse que também são responsáveis por agravam a doença.

Saiba mais sobre os benefícios da Quiropraxia para tratar a Fibromialgia no nosso post.

Quer saber mais sobre Quiropraxia? Então veja o nosso blog.

Quer saber mais sobre a Quiro Arcas? Clique aqui e entenda o nosso procedimento.

Ficou com alguma dúvida? Entre em contato aqui ou através do nosso contato pelo Whatsapp (11) 97188-2710.

Agende já sua consulta na QuiroArcas e saiba mais!

Até mais,

Dr. Gregory Arcas.

Rolar para cima