fibromialgia quiropraxia

O que é Fibromialgia

Para entender o que é fibromialgia, precisamos compreender que ela trata-se de uma síndrome complexa, parte de um grupo de doenças sem diagnóstico preciso.  Os sintomas da fibromialgia são dor no corpo todo, principalmente na musculatura, geralmente acompanhada por cansaço, problemas no sono, depressão e enxaqueca. Também podem estar associados problemas de memória e concentração e alterações intestinais.

A dor da fibromialgia é geralmente descrita como “dor no osso” ou “dor na carne”, se manifestando principalmente durante a manhã e à noite. Esses sintomas podem ser reduzidos com ajuda de exercícios físicos aeróbicos supervisionados, que servem para aliviar o estresse, regular o sono e diminuir o limiar de dor. Uma das características dessa comorbidade, é que os pacientes têm uma baixa tolerância à dor, com alta sensibilidade ao toque, principalmente em algumas regiões específicas, sendo este um critério diagnóstico da síndrome da fibromialgia. 

O diagnóstico é feito pelo clínico geral, ao avaliar os pontos de sensibilidade e os relatos do paciente, ou seja, o único exame é clínico, não havendo necessidade de exames laboratoriais ou de imagem (estes são usados apenas para diagnóstico diferencial de outras doenças que são clinicamente parecidas com a fibromialgia).

A fisiopatologia da fibromialgia ainda é desconhecida, sabe-se que ela se manifesta nos pacientes geralmente após algum trauma físico ou psicológico ou após um quadro de infecção. Os sintomas de dor são devidos a uma alteração no limiar da dor desses pacientes e os sintomas de fadiga extrema são relacionados à falta do sono reparador, já que na maioria dos pacientes com fibromialgia eles apenas conseguem ter um sono leve, e portanto, às vezes acordam mais cansados do que foram dormir, sendo esta uma queixa frequente. Os demais sintomas encontrados nesses pacientes (falta de memória, falta de atenção) se justificam por uma exaustão do sistema nervoso, visto que esse se encontra o tempo todo trabalhando na tentativa de solucionar essa dor.

É essencial entender que ela é uma doença crônica, não progressiva e, portanto, não vai piorar com o passar do tempo. Na fibromialgia os acontecimentos diários de vida vão influenciar na dor que a pessoa sente, visto que esta síndrome está muito relacionada ao sistema nervoso. Portanto, para tratamento da fibromialgia, além de tratamentos farmacológicos para dor crônica (como, por exemplo, medicamentos antidepressivos como amitriptilina e imipramina, quando necessários e prescritos pelo médico), o essencial é melhorar a qualidade de vida da pessoa, mudança de hábitos, tanto psicológicos quanto alimentares, sendo que a peça chave do tratamento é o exercício físico. Entre os exercícios recomendados estão os exercícios aeróbicos como caminhadas, natação, hidroginástica, além de alongamentos.

Pensando nisso, e que uma das regiões que mais sofre com a doença é a coluna vertebral, a Quiropraxia pode contribuir com o controle dos quadros de dores. Por meio de técnicas de manipulação nas articulações e músculos, é possível restaurar a mecânica de movimento do corpo visando reduzir os níveis de dores da Fibromialgia, aumentando assim a qualidade de vida do portador.

Quer saber mais sobre Quiropraxia? Então veja o nosso blog.

Quer saber mais sobre a Quiro Arcas? Clique aqui e entenda o nosso procedimento.

Ficou com alguma dúvida? Entre em contato aqui ou através do nosso contato pelo Whatsapp (11) 97188-2710.

Agende já sua consulta na QuiroArcas e saiba mais!

Até mais,

Dr. Gregory Arcas.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima