O período gestacional é um momento que gera muitas mudanças na vida de uma gestante, e principalmente em seu corpo, que começa a se adaptar de forma física, hormonal e emocional para receber a nova vida que está sendo gerada.
Ainda que este seja um processo natural, é indiscutível que pode gerar dores e desconfortos. Neste sentido, a quiropraxia se apresenta como uma grande aliada para ter uma gestação mais tranquila e confortável para o bebê e para a gestante, podendo facilitar até mesmo o momento do parto.
Como a quiropraxia pode atuar durante a gestação?
A quiropraxia promove a manutenção da saúde da coluna vertebral e o ajuste das articulações desalinhadas. Ao contrário das terapias convencionais, o tratamento quiroprático não envolve o uso de medicamentos ou de procedimentos invasivos, o que a torna muito segura para pessoas de todas as idades e com as mais variadas questões de saúde.
O quiropraxista utiliza apenas as mãos e algumas técnicas para devolver a saúde não só da coluna, mas de todo o organismo — já que muitos males estão relacionados aos problemas dessa região.
Entre os grupos que podem ser beneficiados pela prática da quiropraxia, está o das gestantes.
Como vimos anteriormente, durante os nove meses de gravidez, o corpo da mulher passa por vários processos. Algumas das alterações mais comuns enfrentadas pelas grávidas incluem:
– Aumento da protuberância abdominal;
– Intensificação da curvatura da coluna vertebral;
– Modificações ósseas generalizadas;
– Reacomodação dos órgãos à medida que o bebê cresce;
– Mudanças na estrutura da pelve.
Todas estas alterações podem fazer com que a gestante passe a experimentar dores localizadas, já que seus ossos e articulações passam a ter que se adaptar e lidar com uma carga extra. Estatisticamente, cerca de 60% das grávidas queixam-se de dor nas costas, por exemplo.
É justamente aí que o tratamento quiroprático entra: através dos ajustes, é possível não só aliviar as dores na coluna e articulações, como também preparar o corpo para o parto, principalmente se a gestante tiver a intenção de ter o parto normal.
Quais são os benefícios do alongamento?
Agora que você já sabe a importância do alongamento, confira alguns dos seus benefícios para o organismo:
– Proporciona mais flexibilidade ao corpo;
– Reduz chances de lesões musculares;
– Ativa a circulação sanguínea;
– Promove sensação de relaxamento e bem-estar;
– Reduz o estresse, a ansiedade e a depressão;
– Melhora a consciência corporal;
– Alivia as tensões;
– Melhora a habilidade articular;
– Diminui a dor muscular;
– Ajuda no desempenho físico.
Os benefícios de alongar-se com frequência são diversos para todos os tipos de pessoas, mas especialmente na prevenção e diminuição de dores musculares. Quando a prática é associada com tratamentos como a quiropraxia, por exemplo, os resultados podem ser surpreendentes no que se refere à resolução das dores.
Benefícios da quiropraxia durante a gravidez
Agora que já compreendemos as principais razões pelas quais a quiropraxia é indicada durante a gestação, que tal conhecermos os benefícios que essa atividade gera para a vida das grávidas de uma maneira ainda mais clara e objetiva?
– Prepara o corpo para o parto
A prática regular da quiropraxia pode ajudar no realinhamento da coluna vertebral e da pelve. No longo prazo, isso faz com que a região da bacia se alinhe e o espaço fique mais adequado, facilitando o momento do parto e tornando-o muito mais simples.
– Melhora a recuperação no pós-parto
Além de favorecer o momento do parto, a quiropraxia também é responsável por gerar melhorias para o que vem depois. Com a prática regular, o corpo se torna mais forte e resistente, fazendo com que a recuperação seja muito mais rápida e evitando problemas como a incontinência urinária e as dores musculares.
– Diminui a ansiedade e o estresse
Além de ajudar na redução de dores e outros problemas, a quiropraxia é uma excelente forma de se conectar melhor consigo mesma e relaxar. Por isso, ela também é recomendada para evitar problemas emocionais ou reduzir o estresse, tão comum durante essa fase em que ocorrem tantas mudanças no organismo.
– Reduz a ocorrência de dores musculares
Ainda falando sobre a qualidade de vida da gestante, é importante reafirmar que muitas vezes elas sofrem bastante com dores musculares, devido à carga extra que está sendo carregada pelo corpo. A quiropraxia é um dos melhores métodos para lidar com esse problema, e o melhor: sem o uso de medicações potencialmente perigosas.
– Promove a melhoria da circulação sanguínea
Por fim, uma das vantagens da quiropraxia é ajudar na circulação sanguínea e, consequentemente, no fluxo de líquidos pelo organismo. Isso reduz consideravelmente o inchaço, tão comum durante a gestação — principalmente nos membros inferiores (pernas e pés).
Todas as gestantes podem praticar quiropraxia?
Como vimos, a quiropraxia é uma técnica não invasiva e completamente segura, capaz de aliviar e tratar dores e problemas de alinhamento de forma rápida, leve, indolor e eficaz.
No entanto, alguns casos específicos requerem uma avaliação mais rigorosa antes do início do tratamento, tais como:
– Gestações de risco;
– Sangramento vaginal;
– Gravidez ectópica;
– Descolamento de placenta.
De modo geral, com exceção dos casos citados, praticamente todas as gestantes estão liberadas e podem se beneficiar da prática da quiropraxia.
Mantenha-se informado(a) e saudável com a QuiroArcas
Para tornar o período gestacional e o momento do parto mais leves para o bebê e para a gestante, conte com a quiropraxia!
A QuiroArcas é referência em quiropraxia no estado de São Paulo: oferecemos um tratamento humanizado e de qualidade, com ambiente agradável e acolhedor e infraestrutura preparada para receber pacientes de todas as idades.
Venha conhecer um serviço de qualidade, profissionais especializados e um ambiente preparado totalmente pensado em você e nas suas necessidades.
Telefone
(11) 4200-8316
WhatsApp
(11) 97188-2710
E-mail
clinica@quiroarcas.com.br
Endereço
R. do Oratório, 1606 – Sala 407 – Mooca, São Paulo – SP