Liberação miofascial x quiropraxia: qual é melhor? - QuiroArcas

Liberação miofascial x quiropraxia: qual é melhor?

Você com certeza já se deparou com os termos “liberação miofascial” e “quiropraxia” por aí, certo?

Ambas são técnicas manuais que visam reestabelecer a qualidade de vida de seus pacientes através da promoção da saúde do corpo.

Mas afinal, qual a diferença entre os dois tratamentos? E qual deles é mais eficaz? Abordaremos todas essas questões no presente artigo.

Qual a diferença entre a liberação miofascial e a quiropraxia?

Apesar de terem suas similaridades, a liberação miofascial e a quiropraxia são práticas bem diferentes.

A liberação miofascial consiste é uma técnica preventiva de lesões e alívio de dores musculares, que aplica pressão em alguns pontos do corpo a fim de liberar a fáscia (tecido fibroso que recobre os músculos do corpo). O objetivo da técnica é relaxar a musculatura. Para alcançar esse objetivo, são utilizados métodos como Shiatsu, Gastron e Liberação de Trigger Point.

Já a quiropraxia tem como objetivo reestabelecer a função dos nervos e articulações, possibilitando que haja uma boa conexão entre o sistema nervoso e o restante do nosso corpo, e atua tanto na prevenção de doenças que afetem esses sistemas quanto no tratamento. Para isso, são realizados os famosos ajustes quiropráticos, que tem como característica marcante os sons de estalos que emitem.

Diferente da liberação miofascial, a quiropraxia atua mais no sistema esquelético do que muscular, e o objetivo não é apenas promover relaxamento, mas também tratar condições de saúdes adversas e preveni-las.

Afinal, qual das técnicas é melhor?

Se você sofre com algum problema que afeta a saúde do corpo ou quer prevenir essas condições, já deve ter se perguntando o que é mais indicado para o seu caso: realizar a liberação miofascial ou fazer acompanhamento com um quiropraxista?

A resposta é: depende!

Não existe técnica “melhor” ou “pior”, já que são procedimentos diferentes, com propostas diferentes e áreas de atuação diferentes.

O que pode acontecer, entretanto, é uma das técnicas ser mais adequada para algum caso específico, de acordo com as demandas e queixas de cada paciente.

Se você pratica alguma atividade física intensa, por exemplo, e sente os músculos doloridos e enrijecidos com frequência, a liberação miofascial pode ser uma ótimo opção para te trazer um alívio a curto prazo e melhorar a sua performance esportiva. Já se você sofre com alguma condição que cause dores na coluna e articulações ou deseja prevenir esses sintomas, deve buscar por um quiropraxista.

De forma simplificada, a liberação miofascial atua promovendo alívio muscular e removendo pontos de tensão, enquanto a quiropraxia atua corrigindo subluxações do nosso corpo e reestabelecendo a função adequada de cada membro.

Para alguns pacientes, inclusive, ambas as técnicas podem ser complementares e trazer resultados fantásticos!

O que irá definir o que é melhor para você, portanto, são suas próprias demandas, queixas e desejos.

Mantenha-se informado(a) e saudável com a QuiroArcas

Se você deseja conhecer mais sobre a quiropraxia em específico, está no lugar certo.

A QuiroArcas é referência em quiropraxia no estado de São Paulo: oferecemos um tratamento humanizado e de qualidade, com ambiente agradável e acolhedor e infraestrutura preparada para receber pacientes de todas as idades.

Venha conhecer um serviço de qualidade, profissionais especializados e um ambiente preparado totalmente pensado em você e nas suas necessidades.

Telefone
(11) 4200-8316

WhatsApp
(11) 97188-2710

E-mail
clinica@quiroarcas.com.br

Endereço
R. do Oratório, 1606 – Sala 407 – Mooca, São Paulo – SP

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima