Quanto mais cresce a tecnologia, mais nos tornamos viciados a ela. Os smartphones são um grande exemplo disso. É muito raro você conhecer alguém que não passe grande parte do seu dia mexendo no aparelho. Este costume pode ser muito benéfico por trazer informação e comunicação, no entanto, também pode ser muito maléfico se não soubermos dosar o tempo de uso diário.
Essa dependência pode trazer muitos pontos negativos, sendo a má postura um deles uma vez que é capaz de trazer consequências graves a longo prazo para nossa coluna e saúde. A OMS (Organização Mundial da Saúde) classifica como epidemia os problemas na cervical como um todo causado pelo uso inadequado e excessivo dos celulares. Estima-se que o risco de desenvolver dores e disfunções é de cerca de 58% para estes usuários.
Você sabia que o uso de telefones celulares pode dobrar ou triplicar o peso de sua cabeça ao inclinar o pescoço? Esta flexão da cervical tem até um nome: pescoço de texto ou de celular e, de acordo com especialistas, pode alterar a curvatura da coluna, gerar desequilíbrio muscular e postural, além de modificar a biomecânica do pescoço.
Isso acontece pois ao forçar a coluna cervical para baixo por um período de tempo prolongado, causamos uma sobrecarga articular, que é proporcionalmente maior conforme a angulação da flexão, uma vez que o peso da cabeça e a força da gravidade devem ser levados em consideração. E esta condição é ainda mais acentuada em crianças e adolescentes por ainda estarem em período de crescimento ósseo.
Tendo em vista que a coluna é a mais prejudicada por esse vício e uso inadequado, a Quiropraxia aparece como a melhor alternativa para o tratamento da cervical e melhor postura. Esta prática é reconhecida pela OMS e tem como objetivo tratar a sua coluna, dando bem-estar e conforto.
Conhecido por tratar a causa da dor, esta especialidade evita o uso de medicamentos e deixa o sistema nervoso trabalhando inteiramente da forma correta, sem nenhuma interferência. Após aprender a obter uma postura boa e adequada, seu corpo entra em equilíbrio e gera menos estresse nas estruturas.